Um Centro de Processamento de Dados, também conhecido como data center, é um ambiente que abriga equipamentos de processamento e armazenamento de dados, servidores e sistemas de ativos de rede, como roteadores, switches e hubs, de uma empresa.
Os Data Centers armazenam dados de altíssima importância para as empresas, portanto, são considerados ambientes de missão crítica, pois, é preciso minimizar ao máximo os riscos de danos ou perda de dados. Ou seja, tudo tem que funcionar de maneira segura e eficaz.
A climatização desses locais é um sistema crítico, pois é o sistema que também é responsável por manter o ambiente interno limpo e favorável à operação dos equipamentos que compõem o Data Center.
Qual a importância da climatização e filtragem do ar nesse ambiente?
A climatização oferece as condições necessárias para manter o ambiente interno do data center favorável, garantindo que os equipamentos utilizados se mantenham operacionais.
É de grande importância o investimento em um sistema de ar condicionado dedicado ao centro de dados, que irá desempenhar três funções principais:
Controle da qualidade do ar
Partículas sólidas, gases ou outros contaminantes, como poeira, podem afetar o funcionamento dos equipamentos e causar sua parada. O ar condicionado deve possui um sistema de filtragem capaz de limpar o ar e garantir sua pureza;
Controle da temperatura
Os equipamentos de um data center aquecem muito quando estão em funcionamento. Isso gera o risco de queimarem ou se desligarem, resultando em uma parada não programada e interrupção dos serviços. A temperatura ideal desses locais é em torno de 25ºC, mas as máquinas em funcionamento podem elevá-la a 50ºC. Daí a necessidade de um sistema de refrigeração adequado.
Controle da umidade
Enquanto um alto teor de umidade pode fazer a água condensar na parte interna dos servidores, uma umidade muito baixa pode resultar na geração de carga eletrostática, capaz de queimar componentes eletrônicos das máquinas. Dessa forma, a umidade relativa do ar precisa estar sempre por volta de 50%.
Tipos de ar-condicionado para Data Center
Existem diversos modelos de condicionadores de ar para Data Centers. Listamos alguns abaixo:
1. Conhecidos como CRACS (Computer Room Air Conditioner), são climatizadores que funcionam por expansão de temperatura direta, possuindo todo o ciclo de climatização embutido em sua estrutura.
2. Os CRAH (Computer Room Air Handlers) são sistemas de ar-condicionado de precisão que atuam de forma indireta, possuindo em sua estrutura ventiladores e serpentinas. Portanto, demandam a instalação de um dispositivo que forneça água gelada para funcionarem corretamente.
3. Há também a climatização de Data Center realizada com aparelhos que condensam o ar, expulsando o calor através de um condensador instalado do lado de fora do local.
O sistema de climatização de um Data Center é algo pouco notado quando funciona corretamente. Porém, quando não funciona adequadamente, pode gerar inúmeros problemas, como a interrupção do serviço.
Com um projeto criterioso e bem elaborado, é possível garantir uma atmosfera interna propícia para o funcionamento de todos os equipamentos e a operação contínua do Data Center.
Conte com a Solufil para fornecer os filtros de ar do seu Data Center.
Estamos há mais de três décadas no mercado, entregando qualidade e inteligência em todo o processo de filtragem do ar para diversos segmentos industriais.
Acesse o site e faça seu orçamento conosco!
ou 19 3881-8000
Comments