Como funciona o sistema Bag In Bag Out?
top of page
  • Foto do escritorSOLUFIL

Como funciona o sistema Bag In Bag Out?

Manter uma sala livre de poluentes é fundamental para conseguir um ambiente controlado para realização de testes ou manufatura de produtos, por isso, sistemas de filtragem industrial, como as caixas bag in bag out, são amplamente utilizadas pela indústria farmacêutica e laboratórios.


Os sistemas de filtragem de ar para ambientes controlados são um conjunto de equipamentos, que captam o ar e o liberam na atmosfera, passando por ventiladores, caixas, dutos, filtros (como o HEPA) ou sistemas de refrigeração, proporcionando um ambiente livre de poluentes, de acordo com a necessidade do cliente.


Neste artigo trataremos sobre o sistema bag in bag out, também conhecido como BIBO, onde suas caixas facilitam a troca dos filtros, protegendo o técnico do contato com poluentes que podem ser prejudiciais à saúde. Confira as vantagens de investir nesse sistema de filtragem.



O que é o sistema Bag in Bag out?

O sistema de filtragem Bag In Bag Out funciona através de caixas, que são utilizadas para filtrar o ar contaminado em sistemas de exaustão, impedindo que o técnico e o meio ambiente entrem em contato com os elementos filtrantes durante sua troca.


A caixa tem um mecanismo que utiliza sacos plásticos especiais, possibilitando a retirada do filtro contaminado e colocação do novo, ocorrendo sem contato do interior da caixa com o ar limpo.


Cada saco plástico é preso a um colar dentro da porta da caixa, para prevenir o vazamento de ar contaminado durante a troca dos filtros. Após, os novos filtros são instalados com a ajuda de uma bolsa de plástico protetora. Em nenhum momento da troca o ambiente é exposto à contaminação interna da carcaça do filtro.

Esse tipo de solução anti-contaminação é comumente utilizado pelas indústrias farmacêuticas.


O sistema possui uma máquina de ar condicionado central, dimensionada para atender as especificações de temperatura, umidade e vazão de ar.

Além da máquina, o equipamento conta com sistema para regulagem da vazão de insuflamento através de dampers, registros, grelhas e difusores, fundamentais para balancear o sistema de ar e as diferenças de pressão entre os ambientes.


Aposte em uma empresa experiente

A Solufil é uma empresa experiente em processos de filtragem industrial, garantindo a máxima qualidade em filtros de ar, que proporcionam um ambiente livre de bactérias e poluentes prejudiciais à saúde.


Nossos equipamentos de segurança biológica são produzidos de acordo com as mais rígidas normas do setor, sendo amplamente utilizados nas indústrias farmacêuticas, clínicas de reprodução humana, hospitais, química fina, laboratórios de microbiologia, institutos de pesquisa, indústria de vacinas, microeletrônica entre outras áreas.


Se você quer equipamentos de filtragem de ar com a máxima eficiência em sua empresa, acesse nosso site e entre em contato conosco.

bottom of page