Sistema de exaustão industrial
top of page
  • Foto do escritorSOLUFIL

Sistema de exaustão industrial


O sistema de exaustão industrial é um equipamento que realiza a remoção por descompressão de partículas e gases que estão presentes em um local sem precisar depressurizá-lo, ou seja, o sistema de ar industrial capta e remove o ar com impurezas do ambiente por meio de um agrupamento de equipamentos específicos.

Com a função de evitar a propagação de doenças e manter a qualidade de vida dos colaboradores, o sistema de exaustão industrial é um processo viável, que garante o bem-estar de todas as pessoas presentes no local, além de promover a preservação de maquinários, regulando a temperatura dos motores, acarretando em economia do consumo de combustível.


Os benefícios de ter um sistema de exaustão industrial vão além dos mencionados acima. Confira mais alguns detalhes sobre essa eficiente solução que pode melhorar muito a produtividade dos seus funcionários.


O que é um sistema de exaustão industrial

Exaustores industriais são equipamentos fundamentais para garantir um ar com boa qualidade no ambiente industrial. São instalados no local com a função de retirar resíduos como poeira e fumaça, impedindo que se espalhem por todo o espaço.

Um projeto de sistema de exaustão para indústria é composto por um exaustor, que irá captar, filtrar e conduzir os vapores e gases da instalação para a atmosfera, e um sistema de insuflamento de ar externo, que fará a reposição do ar retirado.

O exaustor também pode ser usado para auxiliar na refrigeração do ambiente, funcionando como sistemas de ar condicionado em espaços com pouca ou nenhuma ventilação, retirando do local o ar quente e contaminado e substituindo por um mais fresco e filtrado.


Qual a importância do sistema de exaustão em laboratórios?

Os procedimentos realizados em laboratórios de bioquímica, análises clínicas e outras especialidades podem liberar partículas nocivas no ar, que se inaladas ou entrarem em contato com a pele, podem trazer sérios danos à saúde, fazendo com que um sistema de exaustão seja um item de extrema importância.

Diferente dos outros modelos de exaustão, o equipamento exaustor para laboratórios deve ser ainda mais minucioso ao aspirar as substâncias contidas no ambiente, pois, dependendo da operação realizada no local, podem ocorrer riscos de vazamento de gases tóxicos e até mesmo, incêndios ou explosões.


Como escolher o melhor sistema de exaustão para seu negócio

O sistema de exaustão industrial perfeito para você é o que mais se encaixa nas necessidades da sua empresa, sendo totalmente personalizado e dimensionado com a metragem do local e a intensidade de captação das impurezas.

Também é de vital importância a escolha de um fornecedor experiente, que conheça o mercado de filtragem industrial, como a Solufil.

Somos uma empresa de solução de filtragem, especialista na comercialização de filtro de ar para indústrias, contando com uma equipe eficiente e experiente. Conheça nossas soluções inovadoras no site.

bottom of page