Buscar
  • SOLUFIL

Você sabe o que é um filtro HEPA?


Ambientes fechados possuem um alto grau de complexidade para garantir uma correta climatização e limpeza do ar. Além disso, é preciso também manter a umidade e higiene do ambiente, sendo fundamental a retirada de poluentes.


Para que o local tenha um ar livre de impurezas, se faz necessária a utilização de filtros da categoria HEPA, que possuem a capacidade de eliminar até 99,99% das partículas que contaminam o ar do local.

Se você nunca ouviu falar dos filtros HEPA, não se preocupe. Continue lendo este artigo que explicaremos tudo sobre essa solução de purificação do ar.


O que é um filtro HEPA?

HEPA é a abreviação do termo em inglês “High Efficiency Particulate Arrestance” ou uma tradução aproximada: “Alta Eficiência na Retenção de Partículas”, sendo considerados filtros absolutos.

Nos testes do filtro HEPA ele é desafiado com partículas de diâmetro médio de 0,3µm, são aerossóis de DOP/PAO – produtos que tem a propriedade de liberar partículas deste tamanho. Os filtros só são aprovados se tiverem uma eficiência mínima de 99,99% na retenção destas partículas. Portanto, o filtro HEPA retém ácaros, bactérias e vírus, que mesmo sendo de tamanhos menores que 0,3µm não se locomovem sozinhos e necessitam de um “veiculo” que é retido nas fibras do filtro HEPA.

A manutenção do filtro HEPA não pode ser negligenciada, devendo ser realizada regularmente, tendo em vista que o acúmulo de impurezas pode comprometer a qualidade da filtragem.

Para que o filtro HEPA desempenhe sua função da melhor forma possível, é necessário a instalação de pré-filtros e filtros intermediários, desta forma fazendo uma filtragem progressiva retendo as partículas grossas e finas e depois os micro-organismos prejudiciais à saúde de quem frequenta o ambiente e irá respirar este ar.

Onde usar o filtro HEPA?

Por sua versatilidade e a necessidade de criar ambientes ultra limpos, os filtros HEPA podem ser encontrados em diversos equipamentos no nosso cotidiano, desde salas limpas na indústria farmacêutica, veterinária e microeletrônica, sistemas de ar condicionado de hospitais e centros cirúrgicos, até em aspiradores de pó.

Atualmente utilizam filtros HEPA em equipamentos de recirculação de ar para minimizar a ocorrência de vírus e bactérias, em salas ou quartos para pacientes com doenças infectocontagiosas que se propagam através do ar ambiente, reduzindo desta forma os riscos de contaminação.​


Invista em um ar mais limpo

Para garantir a saúde e produtividade dos seus funcionários, é fundamental investir em um filtro de ar de qualidade, que remova por completo todas as partículas presentes no ambiente que podem ser prejudiciais.

Para filtros HEPA eficientes, testados e com garantia, conte com a Solufil!

Somos especialistas no controle de contaminação ambiental, com produtos criados sob um rígido controle de qualidade, para trazer até você um ar livre de poluentes.






2,426 visualizações0 comentário